quarta-feira, 12 de agosto de 2009



12 de agosto de 2009
N° 16060 - MARTHA MEDEIROS


Escuta telefônica revelada

Todo ano, bem nesta época, recebo uma ligação telefônica de um representante da Câmara Rio-Grandense do Livro e o diálogo é sempre o mesmo. Sou comunicada de que meu nome foi lembrado para concorrer ao título de patrona da Feira do Livro de Porto Alegre e eu agradeço, porém recuso.

Há muito tempo que isso acontece secretamente, nos bastidores, mas hoje resolvi abrir essa escuta, em minha defesa.

– Martha, é a Jussara, tudo bem?

– Oi, Jussara!! (nesse momento, eu começo a rir e ela também, porque já sabemos o que vem pela frente).

– Você sabe por que estou te ligando, não sabe?

– Sei, Ju. E você sabe a minha posição, né?

– Mas eu não posso ficar sem te comunicar. Os livreiros admiram teu trabalho e sempre sugerem teu nome como uma das candidatas a patrona.

– Jussara, agradeça a cada um deles, diga que isso muito me honra. Todos sabem o quanto eu prezo a Feira, tenho uma afeição por esse evento que vem de muito antes de eu sonhar em ser escritora.

– Então por que você não topa?

– Vá que eu seja eleita? Antigamente, o patrono tocava a sineta, dizia meia dúzia de palavras, circulava entre as barracas de vez em quando e só aparecia de novo para o encerramento.

Agora, o patrono passou a ter responsabilidade executiva. Precisa participar de todos os debates, recepcionar convidados de fora, dar 3.642 entrevistas, prestigiar todos os lançamentos, opinar sobre a literatura do século 14, sobre o comportamento sexual da Capitu, sobre as obras publicadas no Senegal, sobre a influência do (incompreensível), enfim, o patrono tem que se esquecer da família e se mudar de mala e cuia pra Feira por 15 dias.

Eu não tenho a menor condição. E não é só por falta de tempo: é por falta de conteúdo. Não possuo conhecimento literário para assumir esse compromisso.

– Você está exagerando.

– Juro. Calhou de eu viver de escrever, mas não sei teorizar sobre esse ofício. Prefiro conversar sobre filmes, viagens, moda, música, relações amorosas. Sou mundana demais pra ser patrona, Jussara.

– Tá, um dia a gente te convence.

– Olha, quando eu não precisar mais ir ao supermercado, nem levar filha ao colégio, nem ir a sapataria, lavanderia, padaria, academia, e estiver sem namorado, prometo reconsiderar.

(ambas riem)

– Sério, Jussara, obrigada. E transmita esse agradecimento a todos os livreiros.

– Vou fazer isso, guria. Um beijo e até lá. (desligam)

Eu não pretendia quebrar esse sigilo, mas não podia continuar calada diante da suspeita de eu menosprezar a Feira. Desdém, nunca. Agora se sabe: é covardia mesmo.

Então, parabéns a Airton Ortiz, Carlos Urbim, Juremir Machado da Silva, Luís Augusto Fischer e Regina Zilberman, candidatos deste ano. Já que todos são merecedores, que vença aquele que tiver o melhor preparo físico.

Uma excelente quarta-feira para você - Aproveite o Dia Internacional do sofá e as férias compulsórias de inverno que vão chegando ao fim.

Nenhum comentário: