sábado, 15 de agosto de 2009



15 de agosto de 2009
N° 16063 - NILSON SOUZA


Receita de felicidade

No meio de toda esta bronca de gripe sem cura e políticos sem vergonha, surge um brasileiro com a receita da felicidade. Isso mesmo, o homem tem 72 anos, está feliz com a idade que tem, com a vida que tem, com a família, com o trabalho e com a perspectiva de futuro.

Mais do que isso: não se importa em transmitir sua fórmula para quem quiser adotá-la. Vamos primeiro examinar sua mensagem. Depois dou o nome do santo.

Sobre envelhecer: Ele diz que, quando se chega aos 50 anos, o melhor está pela frente. Lembra que algumas pessoas ficam envergonhadas de perder algumas de suas características, de ter limitações físicas, e esquecem que estão adquirindo mais conhecimento, mais sabedoria, maior capacidade para administrar a vida e os relacionamentos.

Sobre condição física: Recomenda nunca se descuidar da musculação, para evitar a sarcopenia (que é a perda de massa muscular com o envelhecimento). Diz que não é preciso malhar loucamente. Basta caminhar, correr um pouco, evitar andar como enceradeira, pois pernas fortes previnem tombos, que são fatais para os idosos.

Sobre condição mental: Lembra que é muito importante fazer coisas novas, aprender algo novo. Ele mesmo está estudando francês para manter o cérebro ativo e conservar a capacidade mental.

Sobre a finitude: O nosso conselheiro diz que é preciso estar preparado para a vida acabar a qualquer momento, mas sentencia: “Você tem que acreditar que é eterno”.

Sobre escolhas: Sugere que se escolha sempre ser feliz, e que se balize o resto das coisas por esta escolha. Diz: balize o seu esporte, balize o seu trabalho, na medida do possível, o seu lazer e sua vida familiar.

Sobre estresse: Alerta que as pessoas devem ter noção de que não se pode evitar totalmente o estresse, mas lembra que é possível administrá-lo, controlá-lo. E garante que uma vida sem um pouco de estresse não tem graça.

Sobre comer e beber: Conta que substituiu o refrigerante pelo vinho moderado, mas que também gosta de pizza, lasanha, churrasco. Assegura que quem pratica atividade física e tem uma vida saudável não prescinde das coisas boas da vida.

Quem é este brasileiro que ousa ser feliz numa hora dessas? Ele se chama Abílio Diniz, é um dos empresários mais ricos do país, dono da rede de supermercados Pão de Açúcar.
Tem fortuna, é verdade, mas jura que a felicidade chegou antes do dinheiro, pois o negócio da família já andou perto da falência e ele mesmo já viveu no Exterior sem recurso algum. De qualquer maneira, os conselhos são de graça.

Nenhum comentário: