sábado, 30 de dezembro de 2023


30 DE DEZEMBRO DE 2023
EDUCAÇÃO

O sonho da universidade mais próximo 

Quando Isabela Danzmann, 18 anos, recebeu a reportagem de GZH em sua casa, em Cachoeirinha, ainda não tinha se formado no Ensino Médio, o que aconteceria no dia 23 de dezembro. Já havia recebido, porém, a melhor notícia do ano: conseguiu uma vaga em Fonoaudiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ainda havia temores sobre a aprovação ou não da sua documentação, mas a jovem resolveu deixar o destino fazer a sua parte e comemorar sua conquista.

- Eu faço o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde o 1º ano e, desde o 9º ano do Fundamental, já fazia alguns vestibulares. Foram muitos anos me preparando. Sempre foi um sonho. Desde pequenininha, eu lembro de pesquisar a cor da toga de cada curso - recorda a caloura.

Aluna da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Cachoeirinha, Isabela contou a novidade da aprovação, em seu Instagram, em um post com a seguinte frase: "O maior ato de rebeldia de um aluno de escola pública é estar dentro de uma universidade".

- Por eu ser filha única e os meus pais não terem conseguido se formar na faculdade, eles sempre tiveram muito essa preocupação. Comecei cedo a fazer o Enem até para ir trabalhando essa ansiedade - conta.

Terapia

A estudante conta também com o suporte da terapia com uma psicóloga para lidar com esse momento. Independentemente do que acontecer, ela está animada: se não der para ingressar na UFRGS, vai trabalhar ou tentar algum tipo de bolsa em uma instituição privada. Só não vai desistir do sonho.

Nenhum comentário: