sábado, 25 de novembro de 2023


Novo momento de inovação

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) comemora neste ano uma década de fundação. Ao longo dos anos, foram mais de 40 empresas instaladas no local, mais de 200 projetos institucionalizados de cooperação e quase R$ 30 milhões de projetos de inovação e de cooperação contratados. Para marcar o aniversário, a universidade lançou na tarde de terça-feira o Passo Fundo Valley, o distrito da inovação.

A reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, destacou que a data é um marco dentro da instituição. Ela considera que a inovação começou a ser trabalhada dentro da universidade muito antes da criação do parque.

- Estamos completando 10 anos de uma trajetória de muita mentoria, pesquisa colaborativa e de muito trabalho com as empresas - disse.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeira (PSD), afirmou que trabalhar a inovação se tornou uma necessidade. - Com o Passo Fundo Valley, tenho certeza de que a gente abre uma nova oportunidade de novos negócios para o município - observou.

A diretora do UPF Parque, Teo Foresti, destacou que o momento é de reafirmar o protagonismo que o parque desenvolveu na região com o passar dos anos.

- É o momento de comemorarmos o protagonismo do parque e tudo o que ele trouxe de benefícios para a região em termos de desenvolvimento - disse Teo.

Espaço

Com uma área estimada de cerca de 10 hectares, o Passo Fundo Valley contemplará, além do UPF Parque, setores e serviços que permitirão o desenvolvimento de áreas de pesquisa e inovação. Para a reitora, será um novo momento da inovação dentro da instituição.

- Podemos esperar um espaço aberto, para inovação aberta, com muita troca, para que os atores possam convergir mais e mais e certamente desenvolverem novas pesquisas, soluções e novas rotas tecnológicas - acrescentou Bernadete.

Um dos objetivos do Valley é atrair para o município de Passo Fundo e região novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores. As empresas que tiverem interesse de ingressar no projeto precisarão participar de um edital. O primeiro processo será lançado em fevereiro de 2024.

MATEUS LEAL 

Nenhum comentário: