sábado, 3 de abril de 2021


03 DE ABRIL DE 2021
CARTA DA EDITORA

A solução passa por todos nós

O Rio Grande do Sul se transformou em março no epicentro da crise sanitária, com superlotação de UTIs e número recorde de óbitos. Embora a sensação seja de descontrole, muito tem sido feito no Estado nos últimos 12 meses para enfrentar a pandemia.

A repórter Juliana Bublitz teve a missão de levantar as ações realizadas por poder público, iniciativa privada, entidades sem fins lucrativos e universidades na tentativa de reduzir os danos.

Para Juliana, o que mais chamou a atenção durante a apuração foi perceber que, apesar de todos os desafios impostos, das críticas e discussões entre autoridades estaduais e municipais e representantes da sociedade, tem muita gente tentando acertar no Rio Grande do Sul.

- Mesmo que existam divergências sobre como vencer a guerra contra o vírus, há pessoas buscando saídas em todo o Estado. E é inevitável pensar que, se cada um de nós fizesse a sua parte, talvez estivéssemos hoje com menos perdas - diz Juliana.

O resultado desse inventário feito pela repórter está nas páginas 22 a 24.

Em outra frente, Aline Custódio e Letícia Paludo entrevistaram idosos e profissionais da saúde que já receberam a segunda dose das vacinas para captar o sentimento de já estar imunizado, mesmo que isso não signifique, neste momento, vida normal para nenhum deles. Enquanto não houver vacinação em massa, o risco de contágio continuará sendo alto.

De acordo com as repórteres, uma palavra sintetizou o sentimento: esperança. - Uma grata surpresa foi encontrar pessoas com um senso apurado de coletividade, que dão importância ao bem-estar do outro, os sacrifícios que as pessoas têm feito e continuarão a fazer por quem amam, enquanto anseiam por abraços apertados - conta Letícia.

Apesar da importância de todos seguirem mantendo os cuidados essenciais, Aline destaca um desejo forte por parte de cada um dos entrevistados de dias melhores, para que as famílias possam voltar a se reunir.

A reportagem de Aline e Letícia está nas páginas 28 a 30.

DIONE KUHN

Nenhum comentário: