sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Jaime Cimenti

Quero me reinventar nesta vida

Gosto muito da doutrina espírita e fui assistir a Nosso Lar, um filme bem feito, bonito, com mensagens essenciais sobre vida, vida depois da vida, família, amor, relacionamentos e outros tópicos que realmente importam nestas nossas curtas passagens pela terra.

No início da narrativa é apresentado o umbral, uma espécie de purgatório e aí dá medo, claro, do que pode nos esperar depois de deixarmos de respirar por aqui, especialmente se a gente não se comportar direito nesta existência.

Fui batizado e crismado no Interior, na eterna Bento Gonçalves, nos anos 50 e 60 do século passado e, na Igreja Católica, me ensinaram que para ir para o céu tinha que ser bonzinho por aqui, não pecar demais e que, mesmo penando no planeta, a coisa melhorava do lado de lá, na tal vida eterna.

Sempre fui meio impaciente com essa tal eternidade, que é muito longe. Hoje penso em Deus mais como uma grande energia criadora, positiva, boa, misteriosa, superior, ilimitada, imortal, que está em algum ou em todos os lugares dando sentido para a gente, para o mundo e para a vida.

O sentido da vida é ela própria, a gente pensar que ela tem um sentido e, como disse Woody Allen, bem que gostaria de ser imortal por aqui mesmo. Religiões, filosofias e vidas à parte, acho que o melhor é tentar renascer, se reinventar e fazer o melhor enquanto a gente ainda estiver por aqui. Sempre dá tempo de se tornar um pouco ou muito melhor.

Não podemos jogar a toalha assim no mais. Não deixo de acreditar em vida após a vida, em outras dimensões e tenho a maior admiração pelas pessoas espiritualizadas.

Me comunico - ou ao menos, tento - com os que já se foram e tento dialogar com os que estão por aqui. Vou procurar - e convido a todos a fazerem o mesmo - fazer o melhor que puder por aqui. Vou me esforçar ou, quem sabe, se der, melhorar sem tanto esforço. Quem sabe aí não precisarei ficar muito tempo no umbral ou no purgatório.

A Madre Teresa de Calcutá disse que quando nos aproximamos de alguém é melhor sair do encontro melhor do que quando chegamos e o Vinicius de Moraes disse que a vida é a arte do encontro. E Fernando Pessoa sintetizou: Se queres ousar, ousa. Navegar é preciso, viver não é preciso. Tudo vale a pena, se a alma não é pequena. É isso. Te inventa, te reinventa, tenta , faz! Boa sorte para nós!

Nenhum comentário: