sábado, 17 de janeiro de 2009


Danilo Casaletti

Ainda dá tempo de ficar em forma para o Carnaval?

A pouco mais de um mês para o feriado, academias ficam lotadas e lançam novas atividades para quem quer melhorar o próprio corpo

Sucesso garantido: estabeleça metas para o seu treinamentoTerminadas as férias de fim de ano, muita gente corre para as academias para eliminar os quilos a mais ganhos durante as festas. A meta agora é ficar com um corpo bacana para aproveitar o Carnaval.

Os homens querem perder a barriguinha e conquistar um abdome perfeito. As mulheres, além disso, ainda querem pernas e glúteos bem torneados. Mas, faltando pouco mais de um mês para o feriado, ainda dá tempo de conquistar o corpo desejado?

Depende. Se sua meta é perder cinco quilos, por exemplo, esqueça. Pode não ser impossível, mas é muito difícil perder essa quantidade de peso de uma maneira saudável e sem perder massa muscular.

Mas, para Cristian Bezerra, responsável técnico da academia Bio Ritmo, de São Paulo, eliminar de um a dois quilos até o Carnaval é uma meta totalmente possível de ser alcançada. “Não estabeleça metas muito ambiciosas para não se frustrar depois”, aconselha Bezerra.

Segundo o especialista, a busca por um corpo bacana em um curto espaço de tempo exige alguns cuidados. Primeiro, é preciso saber o que se deseja. “Alguns alunos nos procuram querendo perder peso, outros querem ganhar massa e têm aqueles que querem ficar com um abdome sarado”, diz.

Depois, é preciso manter a regularidade do treino para se obter o resultado desejado. No geral, o treino mais indicado é aquele que combina a musculação com alguma atividade aeróbica.

Para aqueles que vão enfrentar a maratona de desfilar em escola de sambas ou em blocos de carnaval, é importante uma preparação que inclua o fortalecimento de pernas, glúteos, panturrilhas e da capacidade cardiovascular. Neste caso, uma boa opção são as aulas de sppining, que simulam um percurso de bicicleta com subidas e descidas.

Para quem não está matriculado em uma academia, uma boa dica é a caminhada. Segundo Bezerra, o ‘novo atleta’ não deve forçar o corpo e, de início, sair correndo para alcançar a forma física desejada. “Comece com caminhadas de meia hora, depois aumente para 45 minutos e, por fim, para uma hora. Três vezes por semana é o é o suficiente”, garante.

Confira algumas dicas:
- Faça uma avaliação e converse com um professor de educação física para expor suas metas;
- Cuidado com os grandes objetivos em espaços curtos de tempo. Eles podem facilitar as lesões e aumentar a chance de você voltar a engordar;
- É melhor manter a regularidade do que exagerar na quantidade. Não adianta correr duas horas se isso for feito apenas uma vez por semana;
- Aumente aos poucos a intensidade dos exercícios;
- Beba muita água durante o treinamento. É muito importante manter o corpo hidratado. O mesmo deve ser feito durante a maratona de Carnaval;
- Se optar pela atividade ao ar livre, não se esqueça da garrafinha com água e do protetor solar;
- Tenha uma alimentação saudável. A academia sozinha não faz milagres.

Nenhum comentário: