sábado, 4 de outubro de 2008



Padroeiro da ecologia, São Francisco de Assis levava vida despojada

Santo sonhava em ser cavaleiro, mas não conseguiu servir à guerra. Ele pregava fidelidade ao evangelho e amor à natureza. Foto: Isabela Noronha/G1

Frei abençoa cão no Santuário São Francisco de Assis, em São Paulo, em 4 de outubro de 2007 (Foto: Isabela Noronha/G1)Nascido em 1181, em Assis, na Itália, Francisco de Assis sonhava em ser cavaleiro, mas logo percebeu que não conseguiria servir à guerra.

Filho de um comerciante, ele decidiu então mudar de vida e abrir mão de todos os bens materiais para seguir o evangelho de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica, que comemora neste sábado (4) o Dia de São Francisco de Assis.

À Igreja, São Francisco de Assis pregava mais fidelidade ao evangelho, e foi com base nessas escrituras que ele optou pelo voto de pobreza, que caracterizaria mais tarde a Ordem Franciscana. O santo considerado patrono da ecologia dedicou sua vida à idéia de uma irmandade que integrasse todos os homens, a natureza e os animais.

São Pedro foi primeiro apóstolo escolhido por Jesus, diz Igreja São João morreu defendendo a fidelidade Santo Antônio é casamenteiro porque ajudava mulheres a arrumar dote Mensagem de paz é lembrada no dia de Nossa Senhora de Fátima Devotos celebram nesta quarta-feira o dia de São Jorge

“São Francisco de Assis pregava a paz entre as relações humanas e considerava que os animais e todos os elementos da natureza faziam parte da mesma rede, da mesma irmandade diante de Deus”, afirma ao G1 frei Luiz Henrique Ferreira de Aquino, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, em São Paulo.

De acordo com Ferreira, São Francisco de Assis não pretendia ser seguido em sua escolha de vida despojada, mas aceitou a criação natural da Ordem Franciscana, que comemora, em 2008, 800 anos de existência.

“Ele dizia que queria seguir Jesus porque Cristo foi pobre quando esteve entre nós. Essa é uma das verdades que seguimos também na Ordem”, diz o frei.

São Francisco morreu em 1225 ou 1226. Dois anos antes de morrer, já doente e cego, ele escreveu o Cântico do Irmão Sol, no qual, segundo Ferreira, o santo louva todos os elementos da natureza. “Durante toda a sua vida ele tentou integrar os seres humanos e a natureza como irmãos em Deus e o hino retrata isso”, diz Ferreira.

Os frades franciscanos de todo o mundo celebram a morte de São Francisco de Assis com uma missa na sexta-feira (3). Neste sábado, as paróquias realizam a festa de São Francisco e a bênção de animais de estimação que podem ser levados à igreja.

A Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, terá também uma feira de adoção de animais e atendimento clínico e veterinário gratuito durante a celebração do dia de seu santo padroeiro.

Nenhum comentário: