sábado, 27 de abril de 2019


27 DE ABRIL DE 2019
PIANGERS

O que é o amor?

"É o que faz você sorrir quando você está cansado", respondeu uma criança de quatro anos. Crianças respondem de forma espontânea, não caem no lugar-comum adulto. Uma pessoa crescida, cheia de clichês, responderia que é um sentimento profundo que nos faz querer estar perto de outras pessoas. Mas é uma resposta pré-pronta. Crianças tentam explicar o mundo que veem elaborando respostas melhores, autênticas. "Quando alguém ama você a maneira como ela fala seu nome é diferente. Você sabe que seu nome está seguro na boca dela", disse uma, de sete anos. Você sabe que está seguro na boca dela.

"Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e bebe um golinho antes de lhe dar, pra saber se está realmente bom". "Amor é quando você diz a alguém que gosta da camisa dele, então ele a usa todos os dias". "Amor é quando seu cachorro lambe sua cara mesmo depois de você deixá-lo sozinho em casa o dia inteiro". "Amor é quando você beija o tempo todo. Então, quando você cansa de beijar, você ainda quer estar junto da pessoa para conversar mais. Minha mãe e meu pai são assim".

O amor nunca é bruto. O amor não agride. O amor é paciente, tem sempre mais cinco minutos. Toma cafés demorados. Aceita ligações. Tem tempo para papo furado. Dorme abraçado, agradecido. O amor não se deixa pra depois. "Você não deveria dizer "eu te amo" a menos que seja verdade. Mas se for, você deveria dizer o tempo todo. As pessoas esquecem". O amor se cultiva e quando está maduro se distribui. O amor é mais forte do que aquilo que é anti-amor. Ele opera em silêncio. Ele é contagioso. "Eu sei que minha irmã mais velha me ama porque ela me dá todas as roupas velhas dela e tem que sair para comprar roupas novas", disse uma menina de quatro anos. O amor é sem vergonha.

Há uma coisa que nós, adultos, sabemos mais do que as crianças. Que a vida não é para sempre. Que nossos corpos envelhecem. Que nossos filhos crescerão. Precisamos ser românticos. Acreditar que nossa vida, nossos minutos aqui são valiosos demais pra serem perdidos. Que a vida deve ser preenchida com amor. Que, talvez, seja o sentido de estarmos aqui. E que tudo o que precisamos saber já sabíamos, quando éramos crianças.

PIANGERS

Nenhum comentário: