sábado, 4 de abril de 2015


05 de abril de 2015 | N° 18123
RUBEN ÓLIVEN

De coelhos e ovos

Ruben George Oliven é Professor Titular de Antropologia da UFRGS e membro da Academia Brasileira de Ciências. Escreve mensalmente.

A Páscoa comemora a ressurreição de Cristo. Para católicos praticantes, ela também marca o fim da Quaresma, período de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Semana Santa. Mas por que presentear e comer ovos na Páscoa, feriado em que se celebra a Ressurreição? E por que de chocolate? E por que é o coelho, um animal que não põe ovos, que os traz?

O ovo sempre foi um símbolo de fertilidade, renascimento e começo. Na mitologia egípcia, a fênix queima seu ninho para renascer mais tarde do ovo que sobrou. Escrituras hindus relatam que o mundo se desenvolveu de um ovo. Na ceia de Pessach, a páscoa judaica, o ovo é um dos elementos centrais da comemoração, simbolizando o começo da vida.

Muito antes do Cristianismo, no Hemisfério Norte, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de março) incluía a tradição de os camponeses enterrarem ovos nas terras de cultivo como forma de obter uma boa colheita. Acreditava-se que o ovo pudesse afastar o mal; ele também representava uma nova vida que surgia depois de um longo e duro inverno.

Durante a Quaresma, a ingestão de ovos estava banida. Mas, como as galinhas não param de por ovos, no final desse período havia uma grande quantidade deles disponíveis. O excesso tinha que ser consumido rapidamente para não estragar. Uma solução era cozinhá-los até se tornarem duros e preservá-los para serem o ingrediente principal de uma refeição de Páscoa, um prêmio para aqueles que se sujeitaram ao jejum da Quaresma. O Hornazo espanhol, prato comido na ou em redor da Páscoa, é um exemplo.

Nos países do Leste europeu, os cristãos ortodoxos tornaram-se especialistas em transformar ovos em obras de arte. Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho, simbolizando o sangue de Cristo. Na Alemanha, a cor predominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida como Quinta-feira Verde.

Na Bulgária, em vez de se esconder os ovos, luta-se com eles na mão. Há verdadeiras batalhas campais. Todos têm de carregar um ovo e quem conseguir mantê-lo intacto até o final será a pessoa mais bem-sucedida da família até a próxima Páscoa.

O ápice do ovo como presente é o “Ovo Imperial Fabergé”, criado, sob forma de joia, por Peter Carl Fabergé, para os czares russos darem às suas esposas e mães na Páscoa. Os exemplares que sobraram são agora peças valiosíssimas que se encontram em mãos de colecionadores privados ou em museus.

A família Fabergé, que prosseguiu suas atividades fora da Rússia depois da Revolução Soviética, continua produzindo ovos desse tipo que são considerados um presente precioso. Um falso ovo Fabergé foi recentemente apreendido pela Polícia Federal na casa de Eike Batista.

Os primeiros ovos de chocolate começaram a ser produzidos na Alemanha e na França no século 19, quando se deu uma expansão no consumo desse alimento. Os primeiros ovos eram sólidos já que não não se conhecia uma técnica para produzi-los ocos. No começo, a produção de ovos de chocolate era lenta, pois ainda não havia sido inventada uma forma de fazer o chocolate fluir nos moldes.

Duas invenções estão na raiz da moderna produção de ovos de chocolate. A primeira, de 1842, na Holanda, foi uma prensa que separava a manteiga de cacau da semente de cacau; a segunda, de 1866, na Inglaterra, foi a introdução do cacau puro pelos irmãos Cadbury, marca até hoje associada a bons chocolates.

O processo inventado pelos Cadbury tornou disponível uma grande quantidade de manteiga de cacau, o que é essencial para produzir chocolate em moldes. A venda de ovos de chocolate cresceu de tal modo que, no final do século 19, no Reino Unido, havia 19 tipos diferentes de ovos de Páscoa na lista dos irmãos Cadbury.

Com a criação do processo de produção em massa, o costume de presentear ovos de chocolate começou a se difundir em diferentes países, entre eles, o Brasil. Esse é um mercado que movimenta grande quantidade de dinheiro, chocolate e afeto.


Chocolates amargos em pequenas quantidades fazem bem à saúde. Portanto, se você não puder presentear um ovo Fabergé, um ovo de chocolate sempre vem bem.

Nenhum comentário: