terça-feira, 2 de agosto de 2011



02 de agosto de 2011 | N° 16780
LIBERATO VIEIRA DA CUNHA


Historinha de paixão

Foram ambos acometidos por uma daquelas paixões proibidas, que só floresciam aos 16 anos, na época dos últimos boleros e dos primeiros sons da Bossa Nova. O pai dela era do antigo PTB e o dele do velho PSD e haviam se estranhado num comício.

Ora, em Alhandra a inimizade se estendia automaticamente às famílias. A garota, Mariana, ficava proibida de sequer cumprimentar Gustavo, o rapaz. Quanto a dançar de rosto colado nas reuniões do Aliança Piscina Tênis Clube, nem sonhar.

Por sorte, naquele tempo prosperava uma espécie de correio sentimental, com a prestimosa intermediação dos amigos. Gustavo escrevia: “Estação, às 8” e nesse exato horário Mariana surgia na estação deserta e cúmplice, depois de mentir em casa que ia ver Candelabro Italiano no Cine Ideal. Mariana escrevia: “Freiras, às 9” e Gustavo a esperava na penumbra acolhedora do jardim do colégio, depois de mentir em casa que tinha um jogo de basquete.

Ora, como há xeretas em todos os pontos do universo, terminaram denunciados. Mariana foi trancafiada num internato em Santa Maria e Gustavo despachado a Jataí, Goiás, para aprender Ciências Agrárias. Trocaram cartas sentidas e recheadas de juras por uns seis meses até que outra denúncia silenciasse a clandestina e apaixonada correspondência.

Mariana casou aos 23 com um zootécnico de Rio Verde. Gustavo casou aos 25 com uma fazendeira de Porto Nacional. Em 1973 teve um congresso de agricultura em São Paulo. Um avistou o outro, mas se limitaram a trocar olhares durante os painéis. Em 1985 compareceram a um simpósio sobre oleaginosas em Belo Horizonte. No coquetel de encerramento, Gustavo fez um discretíssimo sinal a Mariana, indicando um terraço mergulhado na escuridão, mas lá os aguardava um festival-surpresa de fogos de artifício.

Em 2004, divorciado, Gustavo enfim redescobriu Mariana, viúva, numa exposição de gado em Palmas, Tocantins. Convidou-a pronta e romanticamente para um jantar à luz de velas. Mariana percebeu que Gustavo engordara. Gustavo notou que Mariana ostentava mais pés de galinha de que todo o seu aviário. Conversaram longamente sobre campo & lavoura, netos e o governo Lula. Prometeram trocar e-mails.

De volta para casa, Gustavo dedicou-se no avião a uma revista de palavras cruzadas. “Paixão”, desafiava a coluna vertical. Ele pediu à aeromoça um uísque. De volta para casa, Mariana leu na revista de bordo um anúncio de cosméticos e decidiu pintar seu cabelo de fúcsia.

Nenhum comentário: