sábado, 11 de setembro de 2010



12 de setembro de 2010 | N° 16456
MARTHA MEDEIROS


Mulheres cabeludas

Ninguém vai presa por não se depilar. Mas deveria

Deixe os pelos do corpo crescerem e aparecerem, e ao inferno com o que os outros pensam. Esse é o slogan do movimento Hairy Awarey, que aqui no Brasil ganhou o nome de Peludas Conscientes. Se entendi bem, algumas mulheres estão lutando pelo direito de deixarem as axilas cabeludas que nem as de um homem, assim como as pernas e provavelmente o bigode, por que não? Viva Frida Kahlo.

Lutar pelo direito é força de expressão, pois esse direito existe, ninguém vai presa por não se depilar. Mas deveria.

Eu sei, companheiras, eu sei que depilação com cera quente é uma tortura. Mas se a mulher não tem tempo, dinheiro ou vontade de ir a um salão periodicamente para se submeter ao procedimento, então use uma lâmina de barbear durante o banho e zas! Elimime os pelinhos das pernocas e das axilas.

Todo dia, que nem usar sabonete. Depois é só passar um hidratante e fim de drama. Ou então busque outra solução: há tantos cremes depilatórios vendidos em farmácia. Sem falar na revolucionária pinça. Eu já passei por todos os métodos, todos. A única tortura pela qual não passei é a de me olhar no espelho e dar de cara com a Chita.

Eu sei, companheiras, eu sei que a famigerada mídia é a culpada de tudo que nos acontece. É culpada de não mergulharmos num tonel de chocolate como gostaríamos, é culpada de fazer a gente acordar cedo para ir para a academia, é culpada das centenas de escovas para alisamento, é até culpada de termos nascido, se bobear. Mas devagar com a carruagem, princesas.

Se por um lado é realmente esquizofrênica essa busca pelo padrão de beleza photoshop, há que se concordar que o estímulo à vaidade nem sempre é predador. Buscar a feminilidade não nos torna submissas, escravas, reféns, nem nada que faça retroceder as conquistas das nossas ancestrais.

Ser feminina é chique. Não precisamos nos igualar aos homens em todos os quesitos. Ando por aqui com essa história de igualdade, igualdade, igualdade. Quando começa a virar fanatismo, boa coisa não vem.

Aproveitando a deixa: meninos, vocês sim, mantenham-se peludos, por favor. O Cesar Cielo se depila porque precisa, mas vocês irão competir por uma medalha de ouro nas próximas Olimpíadas? Então sosseguem. Esse sofrimento é nosso, vocês têm o de vocês: queda de cabelo, exame de próstata, expectativa de vida menor. Cada um com a sua dor.

Eu sei, companheiras, eu sei que a liberdade é um valor a ser defendido com unhas e dentes. Mas não custa lembrar: unhas feitas, dentes escovados e sem pelos crescendo pelo corpo, de preferência. Ninguém disse que para sermos livres teríamos que voltar para a selva.

Um ótimo domingo para vc e um gostoso inicio de semana.

Nenhum comentário: