sábado, 24 de janeiro de 2009


Adriana Dias Lopes - Octavio Bastos/Norock.com.br

Sonho interrompido

Vítima de uma infecção urinária que evoluiu para uma septicemia, modelo de 20 anos tem as mãos e os pés amputados e corre risco de vida em hospital capixaba

Luta pela vida

Desde o último dia 3, a modelo Mariana Bridi resiste a um quadro grave de infecção generalizada

A história da modelo capixaba Mariana Bridi, de 20 anos, é estarrecedora. Alegre, sorriso cativante, 1,75 metro de altura e 57 quilos, a garota tinha o mais prosaico dos sonhos. Queria se formar jornalista e casar com o namorado, o consultor de vendas Thiago Simões, de 29 anos. Para custear os estudos e ajudar no sustento da família, desde os 14 anos Mariana trabalhava como modelo.

Participou de concursos de beleza mundo afora, mas nenhum lhe dava mais orgulho do que o Face of the Universe, realizado em 2007, na África do Sul. Para ela, ter sido eleita "o quarto rosto mais bonito do mundo" era um sonho.

Hoje, Mariana está internada na UTI de um hospital público de Serra, na Grande Vitória, Espírito Santo. Em coma induzido, ela respira com a ajuda de aparelhos.

Vítima de uma infecção bacteriana rara e violentíssima, teve os pés e as mãos amputados. O caso de Mariana chocou o Brasil e o mundo. O site da rede americana de notícias CNN estampava na sexta-feira passada, em sua primeira página: "Médicos amputam mãos e pés de modelo brasileira". Até o fim da semana, o estado de saúde de Mariana era considerado gravíssimo.

O martírio da jovem começou no dia 30 dezembro. Com dor na região lombar, ela foi diagnosticada com cólica renal e medicada com analgésicos. Mariana e Thiago comemoraram o réveillon com amigos na Praia da Costa. Na volta para casa, ela reclamou com o namorado que as dores haviam retornado.

No dia seguinte, com febre, foi hospitalizada. Desde então, sua saúde deteriora a cada dia. Na última quarta-feira, por causa de uma hemorragia, os médicos foram obrigados a extrair quase todo o estômago da garota. "Mariana foi vítima de uma sucessão de azares", diz o infectologista Artur Timerman.

A hipótese mais aceita é que a cólica renal tenha deflagrado uma infecção urinária que, por sua vez, teria evoluído para uma infecção generalizada – septicemia, no jargão médico. Isso ocorre em apenas 5% dos casos. O quadro infeccioso foi provocado pela bactéria Pseudomonas aeruginosa – o que também é raro acontecer.

Confinada nos intestinos, essa bactéria participa da síntese de vitaminas. Se a infecção urinária não é tratada rapidamente, em até 48 horas, a Pseudomonas aeruginosa prolifera rapidamente e pode cair na corrente sanguínea. Uma vez no sangue, ela costuma ser devastadora.

Em poucas horas pode levar à sepse, comprometendo o funcionamento de todos os órgãos. Como mecanismo de defesa, o organismo reduz o fluxo de sangue para os vasos periféricos, de modo a garantir a oxigenação de órgãos nobres, como o cérebro e o coração. Nesse processo, os pés e as mãos de Mariana necrosaram-se – o que exigiu as amputações.

Ao mesmo tempo, o sistema imunológico libera uma série de substâncias para destruir a bactéria. Extremamente tóxicas, elas acabam por lesionar os tecidos – o que levou à remoção de parte do estômago de Mariana.

Nenhum comentário: