sábado, 18 de outubro de 2008



18 de outubro de 2008
N° 15762 - NILSON SOUZA


A cinderela de Espumoso

Quando a gente menos espera, a política também produz uma história bonita. É o caso da eleição no interior rio-grandense da faxineira da Câmara de Vereadores de Espumoso, que a partir do dia 1º de janeiro deixará de lado o balde e a vassoura para legislar.

Sempre que uma pessoa humilde ascende socialmente desta maneira, todos nos sentimos de certa forma recompensados porque fica a idéia de que este país é justo e oferece oportunidades iguais para todos os seus filhos, sejam eles bem-nascidos ou excluídos. Não é bem assim, sabemos, mas a excepcionalidade nos fascina e nos dá esperança.

Como não simpatizar com aquela senhora determinada, que esfrega o chão do parlamento durante a semana e aos domingos canta no coral da igreja?

Acho que também daria o meu voto para ela, até mesmo porque está cada vez mais difícil para o eleitor decidir entre candidatos tradicionais que não hesitam em trair suas ideologias e suas biografias para conquistar aliados ou para depreciar adversários.

Além disso, a dama do rodo carrega no próprio ofício uma simbologia bem adequada para a atividade política: a vocação para a limpeza.

Generalizo, evidentemente. Assim como em todas as profissões, existem políticos honestos e desonestos. Acredito que os governantes e os legisladores representam fielmente a sociedade, no que ela tem de melhor e de pior.

É muito mais fácil culpá-los por todas as mazelas do que reconhecer que só estão lá porque nós os elegemos. Mais difícil ainda é admitir que muitos deles reproduzem nos altos escalões apenas o que alguns de nós fazemos nos nossos círculos.

De qualquer maneira, sempre esperamos menos ostentação e mais integridade de alguém que passou a vida batalhando pela sobrevivência, como é o caso de dona Maria Helena.

Sua eleição lembra o enredo de uma das histórias mais fascinantes da literatura infantil. O mito da Gata Borralheira (ou Cinderela, para ficar mais simpático) tem mais de três mil versões em todo o mundo.

Na maioria delas, uma jovem pobre e trabalhadora passa por muitas privações até viver o seu momento de sonho. No final, numa espécie de prêmio à honestidade e aos bons valores, casa-se com o príncipe encantado.

Espumoso, porém, produziu a sua própria cinderela – uma senhora de meia idade, de sorriso confiável, que realizará muitos sonhos se acrescentar à política um pouco da ingenuidade e da pureza que habitam o coração das pessoas simples.

Nenhum comentário: