sexta-feira, 27 de junho de 2008



27 de junho de 2008
N° 15645 - Liberato Vieira da Cunha


Um disco de vinil

Um dia meu pai chegou em casa com um pequeno milagre. Um único disco, comprado na Casa Coates, continha uma sinfonia inteira de Beethoven.

- É um long-play - explicou.

E mais do que explicar, provou, colocando na eletrola a orquestra inteira da NBC, regida por aquele mágico chamado Arturo Toscanini.

Ensinou-nos então que, diversamente de nossa já alentada coleção de discos 78 RPM, aquele girava em 33 RPM, pois era gravado em microssulcos.

Não foi um exemplar solitário. Não demorou e éramos proprietários de uma larga seleção de elepês, a maioria dos quais dedicados à música clássica.

Sou dono até hoje de uma modesta amostra de discos de vinil, na maior parte devotados à música popular. Só aqui nesta sala onde escrevo, tem uns 50, número que se multiplica na estante do corredor.

Não sei se é ilusão minha, mas me parece que reproduzem músicas mais pura e autenticamente do que os giros dos CDs. Mas talvez não seja.

Leio em ZH que os elepês têm mesmo melhor qualidade de som. Leio mais, nesta boa reportagem de Gabriel Brust. Há mais de uma década a internet mostrou que a informação não precisava de mais de um meio físico isolado para ser armazenada. Podia correr por fios de forma epidérmica, aí incluída a música.

Isso significa na prática que está decretada a morte do CD, em benefício da ascensão e glória do MP3.

Mas não é improvável que dentro em breve me cheguem os primeiros sinais da agonia do MP3. As coisas mudam, a muitas rotações por minuto, neste começo de milênio.

Mas de algo estou seguro. O long-play, o elepê, o disco de vinil vão sobreviver.

Há lojas, nesta Porto Alegre, que continuam a vendê-los, tanto os antigos quanto os novos. Há pessoas, nesta Porto Alegre, que têm seus corações tocados de nostalgia.

Há gentes, como você e eu, que não aprenderam a resistir aos apelos de algumas capas, como esta que tenho agora na mão. Pois nela se resumem o jeito e o espírito das músicas dos Anos Dourados.

Ótima sexta-feira e um excelente fim de semana para todos nós.

Nenhum comentário: