quarta-feira, 31 de outubro de 2007



31 de outubro de 2007
N° 15404 - Martha Medeiros


Prioridades

Acabei de ler Sobre Alice, um breve relato publicado pelo jornalista Calvin Trillin, da revista New Yorker, a respeito da mulher com quem ele foi casado por 36 anos e que faleceu em 2001.

É praticamente uma crônica sobre uma família feliz, uma história em nada excepcional, a não ser pela delicadeza e qualidade do texto - Trillin não é jornalista da New Yorker por acaso - e pela raridade de ver alguém descrever com tão bons olhos a intimidade doméstica, o que, nos dias atuais, não deixa de ser um alento.

Mas o que me fez mencionar o livro foi uma frase a respeito da criação de filhos. "As peças de escola foram inventadas, em parte, para dar aos pais uma oportunidade fácil de demonstrar quais são suas prioridades."

Semana passada estive no colégio Anchieta assistindo a quatro peças de teatro encenadas pelos alunos da segunda série do Ensino Médio. Minha filha fazia parte do elenco de uma delas. Perdi um jantar entre amigas, mas prioridade é prioridade.

No entanto, para além das obrigações familiares, foi um prazer absoluto constatar a capacidade criativa dessa gurizada de 16 anos.

Eles conceberam texto, cenário, figurinos e ainda deram um show de interpretação, demonstrando coisas que considero fundamentais para que um estudante encontre seu rumo: empenho, bom humor e mente aberta.

A platéia se divertiu e eles, no palco, mais ainda. Não houve angústia, tensão ou cobranças. Foi apenas uma celebração, como a vida tem que ser.

É ou não é um privilégio ser testemunha ocular desse aprendizado, mesmo que perdendo todos os jantares do mundo?

Na mesma semana, assisti também a Inimigas Íntimas, peça com Ingra Liberato e Fernanda Carvalho Leite. São outras duas que se divertem no palco e oferecem à platéia uma hora e meia de risos e alegria de viver, através de um texto esperto e talento sobrando.

A peça deve voltar em breve no Theatro São Pedro, fique ligado. Ingra e Fernanda ensaiaram tanto, que a estréia da peça parecia a comemoração de 10 anos em cartaz, tão amaciado já estava o espetáculo.

Prioridade, mesmo? É valorizar o bem-feito, valorizar as tentativas de bem-feito e valorizar o que ainda está por ser feito.

Dentro desse espírito "a vida é boa", estarei hoje na Feira do Livro, às 18h30min, autografando meu novo livro, Tudo que eu Queria te Dizer. Coloque a literatura entre suas prioridades e apareça.

Um excelente dia para todos nós, este que como todas as quartas-feiras, é o Dia Internacional do Sofá.

Feliz Dia das Bruxas para todo mundo. Não creio, mas que elas existem ah se existem.

Nenhum comentário: